Soka Gakkai é organização que reúne, no Japão, os praticantes do budismo de Nitiren Daishonin. Foi fundada em 1930 pelo educador Tsunessaburo Makiguti (ver perfil) com o objetivo de criar e desenvolver valores humanos. A organização teve grande impulso sob a direção do segundo presidente Jossei Toda (ver perfil) e mais tarde, com a expansão das atividades para muitos países, foi criada em 1975, pelo então terceiro presidente Daisaku Ikeda (ver perfil), a Soka Gakkai International, organização que visa promover os ideais da Soka Gakkai em âmbito global. No Brasil foi fundada em 1960 a BSGI, braço brasileiro da SGI que coordena as atividades em todo o território nacional.
Atualmente a SGI reúne cerca de 15 milhões de membros distribuídos por 192 países e territórios de todo o mundo.
Em Outubro de 1981, a Soka Gakkai Internacional foi oficializada como organização não-governamental (ONG) de posição consultiva no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e no Departamento de Informações Públicas (UNDPI). Em maio de 1983, foi registrada como uma ONG no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e, em 1989, integrou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É também entidade membro da World Federation of United Nations Associations - Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA).
A história da Soka Gakkai e da Soka Gakkai International é repleta de desafios e triúnfos e foi construída sob a liderança de seus três primeiros presidentes, considerados pelos membros desta organização como os eternos mestres do movimento de propagação conhecido como Kossen-rufu: Tsunessaburo Makiguti, Jossei Toda e Daisaku Ikeda.
Fonte: www.wikipedia.com