Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Pesquisa
Como você chegou até nós?
Já sou membro da BSGI
Pesquisei na Internet
Indicado por amigo(a)
Li uma publicação
Participei de uma reunião
Ver Resultados







Partilhe esta Página


Budismo em Teresópolis
Budismo em Teresópolis

A Sra. Angélica Quintela recebeu o Gohonzon em 1982 na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Naquela época não havia praticantes em nossa cidade, mas, conforme consta nos Escritos de Nitiren Daishonin, "...quando um pássaro engaiolado canta, os pássaros que estão voando no céu são chamados e reúnem-se ao redor dele..." (Como Aqueles que Aspiram Inicialmente ao Caminho Podem Atingir o Estado de Buda Através do Sutra de Lótus, END, vol. VI, pág. 231.)

Mesmo à distãncia, a Sra. Angélica propagou o Budismo (Chakubuku) para a família Rocha e também para a Sra. Telma Aparecida que vieram a se converter e tornaram-se as pioneiras em nossa cidade.

No ano de 1987, a Sra. Jacyra mudou-se para Teresópolis, vindo de Piabetá onde era praticante. Sua missão era formar um Bloco e assim iniciar o processo de organização em nossa cidade. Através da Sra. Jacyra, vieram também o Sr. José e sua esposa.

Em 30/08/88 foi fundado o primeiro Bloco e passou a chamar-se Bloco Teresópolis. Com o avanço das atividades voltadas para a propagação, a organização foi crescendo e assim, em 1992 foi fundado o Bloco Muqui, tendo como responsáveis o Sr. Alcides Chinemann e a Sra. Vera Tammella.

No dia 3 de Maio de 1994, o Sr. Alberto Costa e sua família mudaram-se para Teresópolis vindo da Ilha do Governador / RJ, onde já praticavam desde 1982. O tempo estava pronto e assim, neste mesmo ano foi fundada a Comunidade Teresópolis com grande incentivo do Sr. Eiichi Sago, dirigente central do Rio de Janeiro naquela época. Foram nomeados como responsáveis de Comunidade o Sr. Alberto Costa e a Sra. Vera Tammella. Nesta época houve também grande apoio do Sr. Mario Debastiani às atividades. 

Em Abril de 1996 foi criado o Bloco Vitória, tendo como dirigentes responsáveis o Sr. Oséias Rios e a Sra. Sueli Delmas. A Sra. VeraTammella foi nomeada como vice responsável de Dsitrito e a Sra. Liliana Maspero foi indicada como reponsável de Comunidade.

A partir do ano 2000, a comunidade passou a ter como responsáveis o Sr. Oséias e a Sra. Sueli. O Bloco Vitória ficou sob a responsabilidade do Sr. Jorge Delmas e da Sra, Vera Duarte.

Neste mesmo ano foi criado o Bloco Alto e eram dirigentes a Sra. Pérola Keiko e seu esposo.Com a mudança para o Japão da Sra. Pérola e sua família, assumiram o Bloco Alto o Sr. Marcelo Taborda e a Sra. Olenca Vilar.

Em 2004 a Sra. Zenilda Rios assumiu como responsável de Comunidade junto com o seu esposo, Sr. Oséias.

Atualmente, a Comunidade Teresópolis está sob a responsabilidade do Sr. Matheus Chinemann, filho do pioneiro Sr. Alcides, e da Sra. Ilene Bustamante. Está subdividida em 5 Blocos e possui cerca de  120 membros praticantes.

Recentemente, no mês de Julho de 2012, como resultado do empenho de todos os membros da comunidade, foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal a concessão de Título de Cidadão Honorário Teresopolitano ao presidente Daisaku Ikeda.

Pesquisa elaborada pela Sra. Sueli Delmas - Resp. do Bloco Vale do Paraíso